segunda-feira, 7 de maio de 2012

Porque maio é o mês das noivas?

Uma das respostas mais curiosas vem da Idade Média, onde maio era considerado o mês em que as pessoas tomavam seu primeiro banho anual, porque no hemisfério norte é o inicio da primavera, então, tinham que aproveitar a elevação da temperatura, pois naquela época não tinha nada para esquentar a água como o chuveiro elétrico ou a calefação, e sem isso era praticamente impossível tomar banho com  temperaturas abaixo de zero. Nesse período era o momento ideal para o casamento também, afinal depois de um bom banho era possível amenizar o odor das noivas e dos noivos, que caprichavam tomando banho com muitas flores e utilizavam perto ao seu corpo um ramo de flores bem perfumadas.E assim surgiu o bouquet! 
Outra história também muito contada é que maio é o mês das flores no velho continente que é considerado um dos meses mais bonitos por lá, o que acaba casando com a teoria do banho!
Para a Igreja católica esse mês é consagrado à Nossa Senhora, mãe de Jesus, e como era forte a influencia da Igreja naquela época essa foi a hipótese mais aceita, porque assim como a comemoração do dia das mães no segundo domingo de maio também tem influencia no cristianismo, a partir disso todos consideravam o mês de maio o melhor mês para a união de casais e é assim considerado pelos ocidentais como o mês das noivas.
Mais uma história muito contada é que neste mês, para os países do hemisfério norte, é um mês de grande importância para os costumes populares, pois a chegada da primavera era comemorada com uma série de homenagens à natureza que iria florescer e atingir novamente sua plenitude. 
Com o passar dos séculos foram se associando esses elementos à celebração do amor no casamento e essa mesma ligação das flores com a feminilidade fez com que maio fosse considerado o mês das noivas (e também das mães).





"Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure".
Vinícius de Morais


Nenhum comentário:

Postar um comentário